Risco Financeiro > Risco Câmbial > Taxa de Câmbio  | Contrato de Opção de Taxa de Câmbio 

 

Contrato de Opção de Taxa de Câmbio

Tudo sobre:
Vantagens
Em que consiste
Tipos de Opção
As opções podem ser exercidas
  Cenários possíveis
Temas relacionados:
  Câmbio a Prazo
  Contrato Cilindro
Links úteis:
NIB, IBAN e SWIFT/BIC
  Ajuda
FAQs

Vantagens

  • Protecção total contra movimentos desfavoráveis das taxas de câmbio, acima do câmbio negociado;
  • Possibilidade de, no vencimento, realizar a operação cambial ao câmbio spot, caso este seja mais favorável que o câmbio negociado.
 

Em que consiste

É um instrumento financeiro que se traduz num acordo entre duas partes, pelo qual uma delas - a que compra a opção - tem o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um determinado montante em moeda, numa data futura, a uma taxa de câmbio fixada no presente - preço de exercício - podendo esta ser escolhida pelo comprador da opção.

A este direito do comprador da opção, opõe-se a obrigação do vendedor de entregar ou aceitar a referida moeda nas condições acordadas, no caso do comprador exercer o seu direito de opção.

Pelo facto de existir este direito de opção, o comprador paga ao vendedor, na data de realização do contrato, um preço - prémio da opção - que o remunera pela obrigação assumida.

Se o referido direito não for exercido, a opção caduca, desaparecendo, simultaneamente, a obrigação do vendedor.
 
Topo

Tipos de Opção

Opção Call - confere ao seu detentor o direito - mas não a obrigação - de comprar, até à data de vencimento do contrato, a moeda ao preço de exercício acordado.

Opção Put - confere ao seu detentor o direito - mas não a obrigação - de vender, até à data de vencimento, a moeda ao preço do exercício acordado.

 
Topo

As Opções podem ser exercidas:

À Americana - em qualquer momento, até 2 dias úteis antes da data de vencimento;

À Europeia - apenas 2 dias úteis antes da data de vencimento.

 
Topo

Cenários possíveis na Data de Exercício da Opção:

Call:
  • se a taxa de câmbio Spot for superior ao Preço de Exercício, a Empresa vai exercer o seu direito de opção, comprando a moeda ao Banco à taxa de câmbio acordada - Preço de Exercício - independentemente da amplitude da subida;
  • se a taxa de câmbio Spot for inferior ou igual ao Preço de Exercício, a Empresa não exerce o seu direito de opção, comprando a moeda à taxa de câmbio Spot de mercado, mais atractiva.
Put:
  • se a taxa de câmbio Spot for inferior ao Preço de Exercício, a Empresa vai exercer o seu direito de opção, vendendo a moeda ao Banco à taxa de câmbio acordada - Preço de Exercício - independentemente da amplitude da descida;
  • se a taxa de câmbio Spot for superior ou igual ao Preço de Exercício, a Empresa não exerce o seu direito de opção, vendendo a moeda à taxa de câmbio Spot de mercado, mais atractiva.
 
Topo